SAIBA MAIS SOBRE O

CEEA

CENTROS REGIONAIS

O CEEA (Committee for European Education in Anaesthesiology) é um comité de educação médica contínua. Representa cerca de 50 centros regionais de educação médica contínua, que organizam cursos de atualização em Anestesiologia, Dor, Cuidados Intensivos e Medicina Perioperatória.

O CEEA está inserido no Comité de Educação e Treino da Sociedade Europeia de Anestesiologia e Cuidados Intensivos (ESAIC). É composto por um presidente, 2 membros eleitos entre os diretores dos vários centros regionais do CEEA, pelo presidente do National Anaesthesia Societies Committee (NASC), pelo presidente do Education and Training Committee e por um representante da European Board of Anaesthesiology (EBA).

O CEEA

ENSINO

O principal objectivo do CEEA é elevar os padrões dos cuidados anestésicos, através da Educação Médica Contínua (EMC) em Anestesiologia, que é parte do Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC). O CEEA trabalha em estreita colaboração com vários organismos da ESAIC, nomeadamente com o Board of Directors, o National Anaesthesiologists Societies Committee (NASC), o ESAIC Scientific Committee e o ESAIC Education and Training Committee (Edtc).

O programa de EMC do CEEA baseia-se num ciclo de seis cursos que incluem todos os aspectos da especialidade incluindo a Anestesiologia, Cuidados Intensivos, Medicina de Emergência e Terapêutica da Dor. A última revisão do programa de cursos foi feita em 2023, tendo em conta o actual European Training Requirement in Anaesthesiology (UEMS ETR). Os cursos do CEEA são creditados pelas sociedades nacionais dos vários países e pela European Accreditation Council for Continuing Medical Education (EACCME).

O funcionamento do CEEA baseia-se numa rede de centros regionais, instituições sem fins lucrativos, sob orientação de um diretor regional e de um comité científico. Cada centro tem autonomia financeira e pedagógica. Os centros regionais organizam cursos de educação médica contínua de acordo com o modelo desenhado pelo CEEA, que são leccionados na língua de cada país por professores locais.

CENTROS REGIONAIS

Corpos Sociais

Marta Azenha

Direção

Fábio Vaz

Comissão Científica

Fernando Abelha

Comissão Científica

Filipa Lança

Comissão Científica

Joana Mourão

Comissão Científica

João Pina

Comissão Científica

Jorge Órfão

Comissão Científica

Jorge Tavares

Comissão Científica

José Aguiar

Comissão Científica

José Miguel Pêgo

Comissão Científica

Manuel Vico

Comissão Científica

Marta Azenha

Comissão Científica

Paula Gago

Comissão Científica

Paulo Ramos

Comissão Científica

Pedro Nascimento

Comissão Científica

Rosário Órfão

Comissão Científica

Rui Guimarães

Comissão Científica

Sérgio Batista

Comissão Científica

História

A Fundação Europeia para o Ensino da Anestesiologia (FEEA), foi oficialmente fundada em 28 de Maio de 1986 pelos Prof. Johan Spierdijk, Leiden, Holanda, Prof. Philippe Scherpereel, Lille, França, Prof. Georges Rolly, Gent, Bélgica, Prof. Guillaume Hanegreefs, Antuérpia, Bélgica e Prof. Maurice Lamy, Liège, Bélgica.

O objetivo inicial da FEEA foi promover a educação médica contínua em Anestesiologia na Comunidade Europeia. Com o crescimento do número de países membros, o seu campo de atividade foi-se expandindo progressivamente aos Países da União Europeia e Europa de Leste.

A partir de 1995 foram-se estabelecendo novos centros associados na América do Sul e Central, em 2004 em África e desde 2006 na Ásia. Anualmente, mais de 6.500 anestesiologistas frequentavam os cursos da FEEA em todo o mundo, em mais de 100 centros regionais.

Ao longo dos anos a FEEA foi estabelecendo parcerias com outras sociedades já existentes ou que, entretanto, surgiram, como a European Society of Anaesthesiology (ESA) e a World Federation of Societies of Anaesthesiologists (WFSA).

Em 2006 foi iniciado o processo de integração da FEEA na ESA. Esta fusão foi oficialmente votada em Assembleia Geral da FEEA, durante o Congresso Mundial de Anestesiologia em Cape Town, em Março de 2008 e posteriormente ratificado pelo Conselho da ESA durante o Congresso Europeu de Anestesiologia em Junho 2008, em Copenhaga.

A integração teria efeito a partir de 1 de Janeiro de 2009, passando a FEEA a chamar-se Comité Europeu para o Ensino da Anestesiologia (CEEA). Atualmente o presidente do CEEA é o Prof. Gilles Lebuffe.

Em 1989, foi criado o Centro Regional Português da FEEA, inicialmente sob direção do Prof. Doutor Anselmo Carvalhas e posteriormente da Dr.ª Maria do Rosário Órfão. A atual diretora Centro Português do CEEA é a Dr.ª Marta Azenha, assistente hospitalar no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Até 2010 foram organizados, ininterruptamente, 2 Cursos de Aperfeiçoamento em Anestesiologia por ano, altura em que passou a ser apenas um. Nos dois anos de pandemia por Covid 19, 2020 e 2021, não foram realizados quaisquer cursos, tendo o centro português retomado a sua atividade em 2022. O Curso de Suporte Avançado de Vida foi organizado em 2014 e entre 2006 e 2012 cursos teórico-práticos de Ecocardiografia. Desde 2009 têm sido também organizados cursos de Via Aérea Difícil e de Fibroscopia e Via Aérea. Em 2013, realizou-se pela primeira vez o curso de Ventilação não Invasiva, curso que já teve 3 edições. Em 2014 foi organizado o curso Anesthesia Crisis Resource Management – ACRM e em 2015 o de curso de Emergências Obstétricas. Entre 2016 e 2019, o curso de Ultrassonografia no Período Perioperatório teve quatro edições. Em 2017 realizou-se um Curso de Bloqueios Locorregionais ecoguiados e em 2022 o curso PBM Tips – Anesthesiologists Edition.

Copyright 2024 ©Todos os direitos reservados.

Informações Sobre os Cursos do CEEA

O Centro Português do CEEA​ irá retomar os cursos no início de 2025, pode consultar os cursos que se pode inscrever na página “Cursos” do nosso website.

Em caso de dúvida pode entrar em contacto na página “Secretariado“.

Skip to content