Os Cursos de Via Aérea para Anestesistas e Não-Anestesistas visam a abordagem segura no manuseamento da via aérea em contextos eletivos de bloco operatório e de abordagem do doente crítico em situações de emergência pré e intra-hospitalar. Serão trabalhadas competências não técnicas fundamentais para um trabalho de equipa adequado e aplicação de algoritmos de abordagem da via aérea geral e em situações particulares (pediatria, obesidade, trauma e doente crítico). Serão revistas competência técnicas: avaliação da via aérea com critérios clínicos e ecográficos, apresentação e demonstração da utilização correta de equipamentos e de materiais desde a oxigenação em ventilação espontânea até às situações críticas de via aérea cirúrgica, incluindo a abordagem ao doente traqueostomizado. Serão ainda focadas a importância e forma de registo pós abordagem da via aérea assim como as estratégias de extubação.
Objetivos
No final dos cursos os formandos terão capacidade de reconhecer situações de dificuldade de abordagem da via aérea, elaborar um plano de abordagem segura da via aérea desde o reconhecimento à extubação e utilizar adequadamente equipamentos para o fim pretendido. Serão ainda sensibilizados para adoção de estratégias adequadas de trabalho em equipa, comunicação e debriefing.
Formato
Os cursos têm um formato híbrido com conteúdos teóricos fornecidos duas semanas antes do curso digitalmente – aulas gravadas, vídeos de utilização e bibliografia – e componente presencial (1,5 dias para anestesistas e 1 dia para não-anestesistas) com bancas práticas de treino de utilização de equipamentos, cenários de simulação e discussão de temas controversos. Antes do início da componente presencial os formandos devem ter tempo de preparação individual, previsivelmente 10 horas de estudo, e devem resolver um teste de escolha múltipla com necessidade de aprovação superior a 75%. É previsível a acreditação pela EACCME (European Accreditation Council for Continuing Medical Education) com atribuição de 1,5créditos cme e da EAMS (European Airway Management Society). Contam com o patrocínio científico da ESAIC, SPA e SPCI.
O Centro Português do CEEA irá retomar os cursos no início de 2025, pode consultar os cursos que se pode inscrever na página “Cursos” do nosso website.
Em caso de dúvida pode entrar em contacto na página “Secretariado“.